Influências - Johann Sebastian Bach
A vida
Johann Sebastian Bach era natural de Thueringen. "onde todos os músicos se chamam Bach e onde todos os Bach são músicos".
Nasceu a 21 de março de 1685, sendo o mais novo de oito filhos do músico Johann Ambrosius Buch e de Elisabeth Laemmerhirt.Com 8 anos ingressou na escola de latim da cidade. Era um aluno brilhante. Também fazia parte do coro infantil, tarefa à qual se entregava de corpo e alma. Esta experiência estabeleceu os fundamentos que lhe permitiriam prosseguir mais tarde a sua carreira como compositor de música sacra.
Em agosto de 1703, Johann Sebastian Bach tomou posse do seu novo cargo como organista da igreja nova em Arnstadt. Tinha apenas 18 anos.Em junho de 1708 entrou ao serviço do duque Wilhelm Ernst, em Weimar, como organista e músico de câmara. Em dezembro do mesmo ano nascia a sua primeira filha, Catharina Dorothea.
Seguiram-se muitos anos de felicidade em que a fama de Bach como compositor genial e músico excelente se espalhou por toda a Alemanha. Entretanto, iniciou um novo período criativo como maestro. Em vez de música sacra, compunha peças para orquestra e piano. Esta tarefa preenchia-o totalmente e terá sido a época mais feliz da sua vida.
Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas as suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante da sua carreira. Absorvendo inicialmente o grande repertório de música contrapontística germânica como base principal de seu estilo, recebeu mais tarde a influência italiana e francesa, através das quais a sua obra se enriqueceu e transformou, realizando uma síntese original de uma multiplicidade de tendências.
A sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu, sendo considerado o maior virtuoso de sua geração e um especialista na sua construção.
Pouco tempo após a sua morte, o maior organista de todos os tempos da igreja de S. Tomás caíra no esquecimento total. A música de Bach caiu no esquecimento, partilhando o mesmo destino do seu criador. Ignorava-se até o local onde fora enterrado.
O caixão, descoberto apenas cem anos mais tarde, foi transladado para a Igreja de S. João, em Leipzig. Em 1950, por ocasião do bicentenário da sua morte, o seu corpo encontrou finalmente um jazigo adequado na igreja de S. Tomás.
A obra de Johann Sebastian Bach foi redescoberta um século após a sua morte. Em 1829, Felix Mendelssohn-Bartholdy apresentou em Berlim a Paixão segundo S. Mateus. Após esta apresentação, que causou grande impacto no público, as obras de Bach começaram a ser novamente descobertas. De repente, o valor da sua obra foi reconhecido e a sua grandeza verdadeiramente avaliada.
Bach é um dos maiores exemplos da história da música e é considerado o pai da harmonia. O seu imenso património musical engloba mais de mil obras, uma fonte inesgotável de alegria para todos os apreciadores de música!
O próprio Beethoven comentou com respeito: "Não devia chamar-se Bach (ribeiro em alemão), mas mar …!”
As influências
Bach continua presente na música dos nossos dias.
A lista de compositores notáveis ao longo dos séculos XIX e XX que demonstraram ter recebido a sua influência é impressionante, incluindo mestres que, por sua vez, foram muito importantes e cuja música andou longe do barroco. Beethoven, Haydn, Mozart, Mendelssohn, Schumann, Wagner e Brahms, Chopin, Liszt, Mahler, Reger, Saint-Saëns, Busoni, Debussy, Ravel, Fauré, Casella, Schoenberg, Berg, Hindemith, Malipiero, Respighi, Franck, Honegger, Elgar, Walton, Britten, Copland, Harris, Villa-Lobos, Reich e Andriessen.
A influência de Bach não se limita à música erudita. Continua a ser inspiração na música pop, no rock progressivo, e nos inúmeros arranjos que são feitos à sua música para chegar a outros públicos, como a série de arranjos feitos por Wendy Carlos para a banda sonora do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Bach influenciou músicos como Nina Simone, Dave Brubeck ou Keith Jarrett.
Vejam os vídeos.
Excelente publicação, abraço.
ResponderEliminarObrigado. Abraço.
EliminarNão conhecia "coisas da música" mas com entradas como esta vou voltar certamente.
ResponderEliminar