História da música Shine On You Crazy Diamond

Shine On You Crazy Diamond marcou a história dos Pink Floyd e de Syd Barrett. 

A composição é uma homenagem ao iniciador da banda Syd Barrett. 

Barrett deixou o grupo em 1968 devido aos seus problemas de saúde mental agravados pelo consumo de álcool e drogas, contudo o seu legado permaneceu.

Para entender o significado da música, é necessário voltar um pouco atrás no tempo e entender a formação dos Pink Floyd, a banda foi formada em 1965 e tinha como líder Syd Barrett, onde gravou o primeiro álbum do grupo em 1967, “Piper At The Gates Of Dawn”.

Entretanto, Barrett começou a aprofundar o uso de LSD, o que deteriorou a saúde mental do cantor, Barrett era participativo e lider do grupo, após a intensificação do uso de drogas passou a ser distante e melancólico, não aparecia para os concertos ou tocava apenas a mesma nota incessantemente.

Naquela época, ainda não se tinha conhecimento que Syd tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como Síndrome de Asperger. Sem saber o que fazer, os membros da banda decidiram afastar Barrett, e é assim que David Gilmour aparece para ocupar seu lugar.

Syd era o principal compositor da banda, então a ideia do grupo era gravar o próximo álbum com ele, mas sem envolvê-lo nos shows, sendo assim apenas uma canção do músico entrou para o segundo disco, e logo foi desligado da banda, porém ninguém teve coragem de o comunicar a Barrett.

O teclista Rick Wright, que morava com Barrett na época, passou a mentir para o músico quando tinha algum concerto, dizendo que apenas ia sair para comprar cigarros. Num dia Barrett ficou horas à espera e ao regressar Rick encontra Barrett parado no mesmo lugar com um cigarro queimado entre os dedos, inconsciente do tempo que o amigo se ausentou.

Em abril de 1968, a banda anunciou oficialmente a saída de Barrett. Em 1972 Barrett assina um documento encerrando a sua ligação aos Pink Floyd abrindo mão de retornos financeiros, em 1974 Barrett retira-se completamente da indústria musical.

Toda essa contextualização é importante para entender o quanto os Pink Floyd se sentiram culpados e com saudades de Syd, assim, a maior parte do álbum “Wish You Were Here” foi escrito em sua homenagem.  

Shine On You Crazy Diamond, cujo o título da música faz uma alusão direta a SYD nas iniciais, onde ele é considerado um diamante louco devido ao seu estado mental e ao legado permanente que deixara na banda.

Escrita por Gilmour, inicialmente a música era uma peça instrumental que chamava o fantasma de Syd. Depois de acabada por Roger Waters a canção acabou por ser dividida em duas partes, com um total de nove partes.

Segundo Waters, sua intenção era chegar o mais perto possível do que tinha sentido com toda a ligação a Syd e ao seu desaparecimento.  

Uma melancolia indefinida e inevitável sobre o desaparecimento de Syd Barrett.

Na minha modesta opinião, Shine On You Crazy Diamond é o melhor trabalho da banda, a consagração do êxito de The Dark Side of the Moon.




 







Comentários

Mensagens populares