Stanley Jordan

Dei com ele há pouco mais de 2 semanas. Sim, era para mim um autêntico desconhecido e descobri-o completamente por acaso. Mas foi, sem dúvida, em termos musicais, uma das maiores (e melhores) surpresas que tive nestes últimos tempos. Comprei o seu álbum Magic Touch de 1985, de uma sonoridade fantástica, fruto de uma técnica invulgar: Stanley Jordan.


Stanley Jordan que nasceu em Chicago (1959) é um músico de jazz. Na arte da guitarra é exímio na técnica de taping.
Iniciou o estudo de piano aos 6 anos de idade e de guitarra aos onze. 

Em 1976, recebeu um prémio no Reno Jazz Festival, Nevada. Participou em diversos festivais: Kool Jazz Festival (1984), Concord Jazz Festival (1985), e também no Montreux International Jazz Festival (1985). 
Formado em teoria musical e composição pela Universidade de Princeton, ele tocou como músico de rua, em Nova York, Filadélfia e em muitas outras cidades dos Estados Unidos. Esta opção deu-lhe bastante notoriedade. Dizia-se que era "um guitarrista incrível que tocava por alguns centimos".

A determinada altura, Bruce Lundvall, da Elektra Music, propôs-lhe uma audição e, impressionado, convidou-o para gravar. Stanley Jordan recusou - acreditava que não estava pronto e queria-se dedicar à música com a mesma intensidade com que se dedicava à família.

Um ano e meio depois, Lundvall - agora na Blue Note Records - voltou à carga e Stanley Jordan  tornou-se, então, o primeiro artista da nova fase da lendária etiqueta. O álbum que se seguiu, Magic Touch (1985), foi primeiro lugar (jazz) na revista Billboard durante 51 semanas.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares