Steve Hackett
Steve Hackett estará em Lisboa, para um concerto, no dia 10 de novembro, no Campo Pequeno.
Já esteve em Portugal por diversas ocasiões. Entre outras, com os Genesis em 1975, na Aula Magna em 2010 e no Gouveia Arte Rock em 2018.
Embora possa ser controverso, não será injusto dizer que, se Peter Gabriel era a face visível dos Genesis, Hackett era a sua alma.
BIOGRAFIA E OBRA (Resumo)
Stephen Richard Hackett, nascido em 1950 é um guitarrista inglês que ganhou destaque como guitarrista dos Genesis, de 1971 a 1977. Passou a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame como membro dos Genesis, em 2010.
Os trabalhos de Hackett denotam vários estilos musicais para além do rock progressivo. Do pop ao blues passando pela música clássica, as suas composições exploram um pouco de tudo. De acordo com a revista Guitar World, Hackett terá influenciado, entre outros, Eddie Van Halen, Brian May, Alex Lifeson e Steve Rothery.
Hackett cresceu tendo acesso a vários instrumentos musicais. Aos 14 anos, já explorava progressões de acordes, embora nunca tenha recebido qualquer formação formal.
As primeiras influências musicais de Hackett foram clássicas (Johann Sebastian Bach) e ópera (Mário Lanza). Teve, ainda, como influências Danny Kirwan, Peter Green , John Mayall e os Bluesbreakers, bem como Jimi Hendrix, os Beatles e ainda os King Crimson.Em dezembro de 1970, Hackett colocou um anúncio na revista Melody Maker a oferecer-se como "guitarrista com muita imaginação". Ficou definido aqui o início do seu trabalho com os Genesis em que Nursery Cryme (1971) seria o seu primeiro trabalho com a banda.
Hackett deixou os Genesis durante a fase de mistura do álbum ao vivo Genesis, Seconds Out.
Steve Hackett tem uma vasta obra a solo que teve o seu início com o álbum Voyage of the Acolyte em 1975, enquanto ainda pertencia aos Genesis. Este seu álbum contou com a participação de Mike Rutherford e Phil Collins, tendo, também, feito parte da fundação dos GTR com Steve Howe em 1986.
Em fevereiro de 2024 lançou o seu último trabalho, The Circus and the Nightwhale, do qual fica o tema "People Of The Smoke"
Muito bom.
ResponderEliminar