Caravanserai - Santana
"Lançado em outubro de 1972, Caravanserai marcou uma mudança significativa para Santana, afastando-se de seus sucessos anteriores de rock latino em direção a um som mais experimental e orientado para o jazz. Essa transição não foi isenta de riscos, pois este quarto álbum levou a banda a um território desconhecido e instrumental pesado que mostrou sua ambição artística e profundidade.
A faixa de abertura, "Eternal Caravan of Reincarnation", dá o tom com atmosferas serenas e meditativas misturadas a "Waves Within" e "Look Up (To See What's Coming Down)". Essas faixas destacam a interação perfeita entre o trabalho de guitarra característico de Carlos Santana e as texturas ricas da seção rítmica da banda, que incluía membros como Neal Schon e Michael Shrieve. 🎸
A peça central do álbum, "Song of the Wind", é um instrumental lindo e crescente liderado por guitarra que parece introspectivo e expansivo. E não podemos esquecer "Just in Time to See the Sun" e "Stone Flower", que equilibram grooves acessíveis com explorações sonoras aventureiras.
Embora esse afastamento do estilo comercialmente bem-sucedido de Santana não tenha sido imediatamente adotado, Caravanserai agora é celebrado como uma obra-prima do jazz-rock — um passo ousado e transformador na jornada da banda. Se você está pronto para algo atmosférico, hipnótico e profundamente envolvente, este é imperdível."
Comentários
Enviar um comentário