Keith Jarrett Concerto Colonia - Alemanha 1975
Um concerto cheio de contratempos, desde um jantar à pressa após uma viagem de várias horas dentro de uma Renault 4, dor de costas insuportáveis que uma ligadura tentava amenizar, chegado à Köln Opera House depara-se com outro contratempo, um piano mais curto e para piorar com a pedaleira danificada e mal afinado, era um piano usado nos ensaios, fala com a promotora do espetáculo, uma jovem de 19 anos, e tenta cancelar o concerto, Vera Brandes, a muito custo, consegue demove-lo dessa intenção, a casa estava cheia, 1400 pessoas sentadas para ouvir aquele que, embora com apenas 29 anos, já era uma referência do Jazz.
A muito custo começa o espectáculo com as 5 notas de abertura da Köln Opera House, o publico reagiu com uma risada acompanhada de ovação, começava a fazer-se história, o improviso, coisa que Jarrett era o mestre dos mestres, fez-se tocando no terço do meio das teclas do piano só indo aos graves para martelar frenéticamente o teclado.
Este espectáculo foi gravado e editado, um dos discos mais importantes do Jazz, senão o mais importante.
Deixo aqui o concerto na integra que está disponível no Youtube, se gostarem e tiverem oportunidade comprem o disco, há uma edição 2 LP da ECM Records de 2010 que está muito bem prensada.
Muito bem condensada a história, sei como o admiras, já levei várias injeções tuas de Jarret, o que é sempre um prazer.
ResponderEliminarNão conhecia até há uns meses. Comprei um edição recente do album. Piano ganhou outro significado. E que prazer ouvi-lo.
ResponderEliminar